Notícias Arcoenses, 28/11/2014 – Estivemos à conversa com Artur Azevedo, um empresário arcuense que acaba de lançar uma nova marca de acessórios para os smartphones e tablets da Apple. No seu currículo, encontramos um conjunto extenso e variado de projetos, que inclui por exemplo o Jornal de Gondoriz, o portal ArcosOnline, lojas de produtos Apple (Promais), o blogue de tecnologia iClub e, mais recentemente, a empresa Virgu.

A Virgu é uma empresa instalada na In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, que desenvolve soluções empresariais ligadas à economia digital, como registo de domínios, alojamento de sites e as lojas online. Mas, de outubro para cá, a atividade que mais tem vindo a chamar a atenção do público e da comunicação social é o lançamento da VirguCase, uma nova marca de acessórios para iPhone e iPad feitos em Portugal.

Como surgiu a ideia de produzir capas para iPhone e iPad?
Na minha vida profissional, como é do conhecimento público, tenho estado ligado à Apple e à venda de acessórios para esta marca. Uma coisa que constatei a dada altura foi que em Portugal importamos tudo, e isso fez-me questionar se não poderíamos também criar e produzir esses acessórios cá em Portugal. Durante dois anos, pesquisei técnicas, materiais, artesãos… e daí resultou a tomada de consciência de que efetivamente tínhamos a capacidade para desenvolver produtos com uma excelente qualidade.

Em Outubro, apresentaste a marca VirguCase e a coleção de capas Livru. Afinal o que tem essa capa de tão especial?
O design, os materiais e o método de fabrico. Usamos um design que torna o iPad um objeto ainda mais pessoal, aliando o sentido estético à parte funcional. Esta primeira coleção da VirguCase foi buscar inspiração às técnicas de encadernação tradicionais. Resultou num produto elegante e distinto, e ao mesmo tempo muito prático, que tem sido muito bem recebido pelo mercado.

O mercado de acessórios para iPhone e iPad tem muitos concorrentes. Qual é a estratégia da VirguCase?
A VirguCase não pretende concorrer com os produtos fabricados em série na Ásia, com mão-de-obra barata, materiais de qualidade duvidosa e muitas vezes sem uma ética ambiental. As capas que apresentamos são feitas à mão com técnicas artesanais, em séries muito limitadas. A VirguCase quer surpreender os clientes com produtos inovadores criados em Portugal.

Qual a origem do nome VirguCase?
O nome Virgu deriva de Virgo (a constelação de virgem), de novo, de caminho por explorar, de inovação. Para esta marca, adicionamos “Case” (capa em inglês). Assim nasceu o nome VirguCase.

Porque devem os clientes optar por uma capa VirguCase?
Se valoriza um bom produto produzido minuciosamente à mão, se valoriza o que é feito em Portugal, se valoriza materiais de qualidade, certamente a escolha vai recair sobre a VirguCase.

Porquê apenas capas para dispositivos da Apple?
Culpa minha, que sou um apaixonado pelo mundo Apple. Por isso, a VirguCase apenas cria acessórios para dispositivos Apple, ou seja para iPad e para iPhone.

No dia 2 de dezembro, está previsto o lançamento de mais uma linha de produtos VirguCase. Podes revelar alguns detalhes?
Vamos lançar a nossa segunda coleção, que designamos como VirguCase Skin. Trata-se de bolsas exclusivas para iPhone, em pele. Aproveitámos o saber de uma das nossas indústrias mais reconhecidas e bem cotadas a nível internacional, a do calçado. São feitas à mão, com pele genuína e com o interior revestido a microfibra Alcantara. Tal como na coleção anterior, a atenção aos detalhes é uma premissa sempre presente. Neste caso, incluímos um pequeno compartimento, muito discreto, que permite guardar um cartão junto ao iPhone.

A primeira coleção foi lançada em Braga e este segundo lançamento será feito em Lisboa. Qual foi o critério de escolha para esses locais?
Ambas as localizações têm em comum o facto de serem lojas Mercado da Saudade. Para nós, faz todo o sentido lançar estes produtos – que nos orgulhamos por serem desenvolvidos e produzidos em Portugal – em lojas que se dedicam à promoção exclusiva de marcas nacionais.

Onde podem ser encontrados à venda os produtos VirguCase?
Desde logo, a partir da nossa página oficial na Internet (www.virgucase.com), com a possibilidade de envio para qualquer parte do mundo. Para quem prefere comprar numa loja física, estes artigos estão à venda num conjunto de revendedores selecionados, cuja lista pode ser consultada no nosso site. A lista está em constante expansão e já inclui lojas de norte a sul de Portugal, incluindo Braga, Barcelos, Porto, Aveiro, Vila Real e Lisboa.